Programa De Olho na Cidade

12/10/2018 - 10:19

Dificuldades na escola pode estar relacionado a problemas na voz, diz fonoaudióloga

De Olho nas Crianças
Algumas dificuldades escolares entre crianças a partir de 6 anos de idade podem estar relacionadas a problemas na voz. A fonoaudióloga, Lais Carmo, afirmou, em entrevista ao De Olho na Cidade, que o principal motivo desta dificuldade é o fato de, muitas vezes, a criança falar do jeito que escreve. 
 
"Se a criança tem dificuldade da troca de fala, na escrita ela pode ter dificuldade e vice-versa e isso pode gerar uma deslexia ou um TDH. Muitas vezes os pais acham que é preguiça, ou apenas normal por conta da idade, quando na verdade é um problema que ainda não foi identificado", explicou. 
 
Laís afirmou ainda que é possível que os pais identifiquem o problema e que o tratamento é simples. "Se o problema for na fala é mais fácil do pai identificar e procurar um profissional. No caso da troca das letras, na própria escola os professores podem estar identificando, passando para os pais que vão procurar um profissional e examinar se é apenas uma dificuldade ou se existe um fato por trás disso e a partir daí começar um tratamento", finalizou.

Comentários

Leia também