Programa De Olho na Cidade

03/10/2018 - 14:44

Mamografia é o único exame capaz de detectar o câncer de mama, diz oncologista

Saúde
Mamografia é o único exame capaz de detectar o câncer de mama, diz oncologista
Foto: Reprodução
No Brasil a cada 100 mulheres que deveriam fazer o exame da mamografia, apenas 30 realizam. Os dados são da Sociedade Brasileira de Mastologia e foram apresentados pelo médico oncologista Samuel Afonseca, durante entrevista especial do Outubro Rosa, no programa Jornal do Meio Dia (Princesa FM)
 
De acordo com o médico, o número é alarmante e está relacionado à falta de informação.  "Precisamos conscientizar as pessoas para fazer o exame. Cada um pode fazer sua parte. Muita gente hoje tem vergonha de ter um diagnóstico de câncer de mama, mas o que pouca gente sabe é que as chances de curas são enormes se descoberta precocimente", alertou. 
 
O autoexame e o exame clínico das mamas feito por um profissional treinado são os procedimentos recomendados, porém, Samuel alertou que o autoexame não substitui o exame clínico."Ele não substitui o exame que toda mulher entre 30 e 35 anos deve fazer, mas pode ajudar a detecção precoce do câncer de mama fazendo o toque das mamas", disse. 
 
A mamografia é o único exame capaz de detectar uma lesão cerca de cinco anos antes dela se tornar palpável, ainda na fase de microcalcificação. O uso da mamografia associado ao ultrassom garante 97% de acerto nos diagnósticos de câncer de mama, ainda segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia. 

Comentários

Leia também