Programa De Olho na Cidade

02/10/2018 - 13:26

Especialista destaca importância do autoexame para prevenção do câncer de mama

Saúde
Especialista destaca importância do autoexame para prevenção do câncer de mama

Mais uma campanha outubro rosa chega com o objetivo de chamar a atenção para questões ligadas ao câncer de mama.  O médico radio-oncologista , Gustavo Mota disse que apesar das várias informações que existem alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta, justamente, pela grande frequência de diagnósticos tardios.

“A maior parte das mulheres só identifica a doença quando ela já está em desenvolvimento, devido ao aparecimento de irregularidades na pele” pontua o médico. O radio-oncologista alerta que, muitas vezes, a enfermidade chega de forma silenciosa.

Tratamento

O tratamento, segundo o especialista, varia de acordo com a gravidade da doença e das condições do paciente. O primeiro passo é fazer o diagnóstico completo com análises clínicas. Então, o médico faz a indicação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia ou das práticas combinadas, de acordo com cada caso.

Sobre o autoexame, Gustavo destacou que o autoexame deve ser praticado já a partir dos 24, 25 anos de idade. Ele ainda abordou que o diagnóstico precoce é fundamental no tratamento contra qualquer tipo de câncer.
 

Comentários

Leia também