Programa De Olho na Cidade

07/08/2018 - 17:21

Filhos precisam ter noção de finanças desde pequenos, alerta economista

Dia dos Pais
Filhos precisam ter noção de finanças desde pequenos, alerta economista
Abrindo a série de entrevista especial Dia dos Pais, o programa De Olho na Cidade recebeu o economista Carlos Rangel, que deu dicas de como um chefe de família pode administrar os recursos financeiros e ensinar aos seus filhos noções de educação financeira. 
 
Rangel destacou que o principal caminho é o planejamento. "É preciso sentar com a família e planejar o seu futuro. Fazer uma lista de rendimento da família e todas as despesas, principalmente as essenciais do mês, e montar seu orçamento. Só fazer despesas novas se houver uma folga no orçamento para evitar que, futuramente, precise fazer cortes". 
 
Ainda segundo o economista, é necessário que os filhos tenham noção das finanças da casa desde pequenos. "A ideia é colocar seus filhos desde pequenos para ter noções do que é finança. Ter um controle do que ganha para que eles não tenham problema quando quiserem algo, pedirem e você não puder dar. O grande problema é que os filhos hoje não aprenderam a ouvir 'não' quando pequenos", alertou. 
 
"A partir de pequeno, desde quando entenda o significado do dinheiro, o filho já pode participar desse orçamento e planejamento. Mesada, por exemplo, não é algo ruim. É importante fazer seu filho ter aquele dinheiro e saber usar de forma correta. Ele precisa saber programar aquele dinheiro para durar o mês inteiro. O ideal é ele aprender que, se ele gastar tudo numa semana só, ele só vai ter dinheiro no próximo mês", completou. 

Comentários

Leia também