Programa De Olho na Cidade

16/05/2018 - 13:36

Especialista indica como identificar possíveis casos de suicídio infantil

Saúde
Especialista indica como identificar possíveis casos de suicídio infantil
Foto: Danillo Freitas
Debater o aumento do suicídio entre crianças foi o tema desta quarta-feira (16) no Jornal do Meio Dia na Princesa FM (96,9).  Segundo o especialista, o médico psiquiatra  Rafael Silva disse que existe uma questão biológica importante a ser considerada nessa faixa etária que é o desenvolvimento do adolescente.
 
De acordo com médico Rafael, vários motivos funcionam como gatilho para possíveis casos de suicídio infantil, como por exemplo, à dificuldade que as crianças têm em lidarem com algumas situações.
 
“Crianças que sofrem bullying, que perderam uma pessoa querida, que têm problemas de serem aceitas pelos grupos sociais, que sentem rejeição por parte dos pais ou amigos, que têm dificuldades no aprendizado escolar e até que os pais se separaram, podem sofrer consequências emocionais graves”, fala o especialista.
 
Ele disse ainda que adolescentes ficam mais vulneráveis ao uso de drogas e mais suscetíveis a problemas de saúde mental, como depressão - e todos esses fatores se relacionam ao suicídio, quando ocorrem problemas enfrentados como os citados.
 
“É importante está atento para os casos de apatia pouco usual, letargia, falta de apetite, ansiedade ou angústia permanente. Abuso de álcool, droga ou remédios, além das dificuldades de relacionamento e integração", falou.

Comentários

Leia também