Programa De Olho na Cidade

23/03/2018 - 17:31

Diretor do Sindipetro afirma que fechamento da Fafen é preocupante

Momento Sindical
Diretor do Sindipetro afirma que fechamento da Fafen é preocupante
Foto: Taiuri Reis
A Petrobras anunciou no início desta semana o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizada no Polo Industrial de Camaçari. A Fafen, que é administrada pela Petrobras, produz ureia, amônia e gás carbônico.
 
Para o diretor do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, o fechado da Fafen não é a solução mais viável. Segundo ele, a Fafen não traz prejuízos à Petrobas, como diz a estatal. 
 
"A Petrobras diz que a unidade vem dando prejuízo. Disse que ano passado foram R$ 200 milhões e essa informação não é verdadeira. Ela não é uma empresa sozinha, ela é uma unidade da Petrobras, que está tratando como se fosse algo separado da empresa. Vão ser perdidos mais de 3 mil postos de trabalho e isso para um momento de crise é muito preocupante", afirmou o diretor do sindicato em entrevista ao De Olho na Cidade.
 
Na última quarta-feira (21), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) reproduziu uma nota do governador Rui Costa sobre o caso. Ele disse que recebeu a notícia com preocupação e indignação, e criticou a decisão, que chamou de "inconsequente e irresponsável", por não pensar nos interesses nacionais.
 
O petista disse também que vai se mobilizar junto à bancada baiana de parlamentares no Congresso Nacional e que vai conversar com o governador de Sergipe para reagirem contra essa medida.
 
"Trata-se de uma resolução do governo federal, que segue na contramão dos interesses não apenas da Bahia e de Sergipe, mas de toda a cadeia do Agronegócio do País, na medida em que estará contribuindo para o desmonte do fornecimento dos principais fertilizantes empregados no campo, levando o segmento a tornar-se cada vez mais dependente dos grupos multinacionais com sede no mercado externo e, consequentemente, dos preços cotados na moeda americana”, diz a nota.

Comentários

Leia também