Programa De Olho na Cidade

09/03/2018 - 09:14

ANCINE: Saiba mais sobre a agência regula o mercado audiovisual brasileiro

Entretenimento
ANCINE: Saiba mais sobre a agência regula o mercado audiovisual brasileiro
Foto: Agência Brasil
Em 15 anos, a indústria audiovisual do Brasil produziu mais de 1.200 filmes. Muita gente não sabe, mas a agência reguladora que fomenta, regula e fiscaliza esse mercado do cinema e do audiovisual no país é a Agência Nacional do Cinema, a Ancine.
 
Ela surgiu nesse contexto de dar voz aos brasileiros para retratar a nossa diversidade, tendo em vista a necessidade da classe cinematográfica em organizar a economia dessa indústria.
 
As produções deixaram de serem feitas apenas do eixo Rio–São Paulo e agora, do Oiapoque ao Chuí, tem gente produzindo filmes e registrando e construindo a cultura brasileira.
 
De acordo com o chefe do escritório da Ancine em São Paulo, Carlos Ramos, em 2006 foi criado o Fundo Setorial do Audiovisual, que contempla atividades associadas aos diversos segmentos da cadeia produtiva do setor. Fica a cargo desse fundo a produção, distribuição/comercialização, exibição e infraestrutura de serviços, mediante investimentos e financiamentos.
 
“A Ancine toma este cuidado de distribuir, de uma maneira justa, esses recursos a todas as regiões do Brasil, para de fato refletir toda esta diversidade cultural que o país tem.”

Carlos Ramos explicou ainda que o intuito da Ancine é que a indústria cinematográfica e audiovisual dependa cada vez menos dos recursos públicos e mais do dinheiro privado.
 
“A Ancine dá suporte, dá uma base sólida para que, no futuro, no longo prazo, esta indústria dependa menos do dinheiro público e mais do dinheiro privado, dado que o dinheiro privado comece a migrar para este mercado porque considera que é uma indústria já consolidada. Este é nosso o grande interesse”.
 
A Ancine é uma das dez agências reguladoras existentes hoje no Brasil. Está em tramitação no Congresso o Projeto de Lei 6621, de 2016, que promete melhorar a gestão das agências reguladoras. O PL é de autoria do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e quer unificar as regras sobre gestão, poder e controle social das agências, a fim de dar mais autonomia, transparência nas atividades e evitar que essas autarquias sofram interferência do setor privado. Se você quiser conferir quais ações e programas implementados pela agência reguladora, acesse ancine.gov.br.

Comentários

Leia também