Programa De Olho na Cidade

SECOM - BOTTON
06/03/2018 - 10:43

Semana da mulher: Médico defende uso do DIU como método anticoncepcional mais eficiente

Saúde
Semana da mulher: Médico defende uso do DIU como método anticoncepcional mais eficiente
Foto: Reprodução
Quanto menos a mulher depender de lembrar de tomar um comprimido ou de utilizar algum método anticoncepcional, mais vamos evitar as chances de uma gravidez indesejada. A constatação é do ginecologista Ari Toledo, defendendo o uso do DIU como o método “que tem mais eficácia” no planejamento familiar.
 
Toledo foi palestrante em uma capacitação sobre Planejamento Familiar para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde- nesta segunda-feira, 5, como parte da programação alusiva ao Mês da Mulher realizada pela pasta.  
 
Durante o evento, os profissionais foram atualizados acerca dos métodos anticoncepcionais, como pílulas, laqueadura tubária, vasectomia e inserção do DIU. “É importante para os profissionais de saúde desmitificar a expulsão voluntária do DIU. É o que tem mais eficácia e também dificulta a penetração de bactérias”, assinala o médico.
 
A capacitação terá continuidade na próxima segunda-feira, 12, com a enfermeira Ariane Cedraz, trazendo como tema “Mortalidade Materna”. A médica Rita Rocha discorrerá sobre  “Psiquismo no Pré-Natal”. A programação segue até o dia 19 de março, no auditório Dr. João Batista Cerqueira.
 
Gravidez não planejada traz “impactos sociais negativos” para o município
 
Segundo o médico ginecologista Ari Toledo (foto), uma gravidez não planejada, principalmente em adolescentes, traz impactos sociais negativos para o município. “Cerca de 30% das adolescentes que engravidam pela primeira vez, vão engravidar novamente no ano seguinte, são dados do IBGE, e isso traz problemas socioeconômicos para a cidade, porque causa uma diminuição na renda familiar e a vinda do outro filho dificulta a mulher se reestabelecer financeiramente”, explica.
 
As informações são da Secom

Comentários

Leia também