Programa De Olho na Cidade

12/01/2018 - 12:58

Vacinação é intensificada em Itaberaba após caso de febre amarela

Feira de Santana
Vacinação é intensificada em Itaberaba após caso de febre amarela

Kleiton Costa

O Núcleo Regional de Saúde (NRS), antiga 2ª Dires de Feira de Santana, intensificou a vacinação contra a febre amarela em Itaberaba, em parceria com a Prefeitura do município. A medida foi adotada após a confirmação de um caso em humano através de exames do Laboratório Central da Bahia (Lacen).

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia (Princesa FM), o diretor do Núcleo Regional de Saúde (NRS), Edy Gomes, informou que a vítima veio de São Paulo no último dia 05, de avião, passou pela rodoviária de Salvador e seguiu de ônibus para Itaberaba. Na cidade, sentiu-se mal e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo medicado e liberado.

Depois de ter passado mal novamente, o paciente retornou à UPA e foi transferido para o Hospital Couto Maia, em Salvador, onde permanece internado.

“Já disparamos a ação de controle com a aplicação do fumacê e o início das ações para o bloqueio vacinal. Abrimos todos os postos do município e mais um posto estadual”, relatou o diretor do Núcleo Regional de Saúde, Edy Gomes, informando que são mais de 20 unidades de saúde em atendimento à população.

Feira de Santana

Edy Gomes informou ainda que em Feira de Santana não há caso confirmado em humanos e que a cidade não é uma área endêmica para a doença. Mas, segundo ele, as ações de prevenção tem sido adotadas com o combate o mosquito transmissor da febre amarela - aedes aegypt - e a vacinação nas unidades de saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do município.
 

Comentários

Leia também