Programa De Olho na Cidade

07/12/2017 - 08:12

Professora da Uefs recebe menção honrosa do prêmio de inovação para o SUS

Saúde
Professora da Uefs recebe menção honrosa do prêmio de inovação para o SUS
A professora Juliana de Oliveira Freitas Miranda, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), recebeu menção honrosa do Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS 2017, promovido pelo Ministério da Saúde. O trabalho apresentado, tese de doutorado realizado na Universidade Federal da Bahia (Ufba), sobre o tema “Acurácia e reprodutibilidade de um escore pediátrico de alerta precoce de deterioração clínica”, foi um dos 32 finalistas dos 522 inscritos.
 
O objetivo geral da tese foi validar um instrumento denominado Brighton Paediatric Early Warning Score para o contexto brasileiro (BPEWS-Br). Este escore, conforme explica Juliana Miranda, é baseado em critérios clínicos e visa auxiliar profissionais de saúde na identificação de sinais de deterioração clínica em crianças hospitalizadas.
 
O escore foi desenvolvido por um enfermeiro da Universidade de Brighton – Inglaterra, e já havia sido validado em alguns contextos internacionais. “O autor foi bastante colaborativo, me autorizou a adaptar a ferramenta e validá-la para uso no Brasil, inclusive colaborou com algumas etapas do estudo e participou das publicações”, revelou a professora Juliana Miranda.
 
As informações são da Ascom da Uefs.

Comentários

Leia também