Programa De Olho na Cidade

SECOM - BOTTON
22/11/2017 - 17:46

Esconder emoções provoca transtorno de ansiedade, alerta psicólogo

Novembro Azul
Esconder emoções provoca transtorno de ansiedade, alerta psicólogo

Kleiton Costa

A cultura machista de que o homem é figura forte e não pode chorar tem provocado transtorno de ansiedade generalizado em muita gente. O alerta é do psicólogo Isaque Vinãs, que atua na Secretaria de Saúde de Feira de Santana.

Segundo o psicólogo, o chamado “luto mal resolvido” e o estresse são os principais problemas que afetam a saúde mental do homem. “Devido ao dia a dia acelerado a gente deixa de transmitir o que sente. Ao deixar de vivenciar o luto, você sobrecarrega o corpo pelas emoções. São inúmeros fatores, incluindo também o estresse e a sobrecarga emocional, quando a pessoa guarda pra si o que está passando”.

O uso de bebida alcoólica, acrescenta Isaque, intensifica os sintomas do transtorno da ansiedade. Entre os sinais da doença estão: insônia constante, mal estar e dor de cabeça. Se não tratada, a ansiedade patológica pode provocar também a hipertensão, a baixa da imunidade e até infarto.

Como saída para os problemas o psicólogo orienta que se faça a mudança de rotina – ‘quebrar’ o cotidiano, reservar pelo menos meia hora do dia para fazer o que mais gera prazer.

Comentários

Leia também