Programa De Olho na Cidade

SECOM - BOTTON
22/11/2017 - 17:19

Especialista fala sobre principais fatores que agravam as doenças dos rins

Novembro Azul
Especialista fala sobre principais fatores que agravam as doenças dos rins
Kleiton Costa

Maria Luiza Sales

Coração e rins andam lado a lado. O funcionamento de um depende do outro. Tudo que maltrata os vasos do coração maltrata os dos rins. Uma das principais funções dos rins é filtrar os produtos metabólicos de excreção e o excesso de sódio e de água no sangue, assim como facilitar a sua eliminação do organismo; também ajudam a regular a tensão arterial e a produção de glóbulos vermelhos.

Na tarde desta quarta-feira (22), durante o Programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade, o médico urologista Carlos Alberto Amorim, especialista em transplante de rins, explicou durante a entrevista que os homens são os mais atingidos pelas doenças renais.

"O homem são mais propícios a adquirirem as doenças renais do que as mulheres. Os principais fatores que agravam a doença são a hipertensão, a diabetes, a obesidade e o sedentarismo. Por conta disso, é importante falar também sobre as doenças do rins neste mês da campanha do Novembro Azul", comentou o urologista.

O especialista argumentou ainda que Feira de Santana é a segunda cidade da Bahia em relação ao transplante de rins. "Na Bahia, temos uma fila extensa a espera do transplante de rins. Temos aqui em Feira de Santana o programa de transplante renal, no Hospital Dom Pedro de Alcântara, o segundo em referência no estado", relatou Carlos Alberto.

A Campanha

Quase um terço dos homens brasileiros não têm o hábito de ir ao médico regularmente (saúde preventiva). Quando adoecem, a recusa é ainda maior em buscar atendimento nas unidades de saúde. 

Durante o mês de novembro acontece a campanha do Novembro Azul, período de prevenção e conscientização quanto ao câncer de próstata.  A proposta da campanha é mobilizar a população masculina a conhecer mais sobre sua saúde.

Comentários

Leia também