Programa De Olho na Cidade

12/10/2017 - 07:33

Obesidade infantil: cuidado deve começar na gestação, alerta nutricionista

Saúde
Obesidade infantil: cuidado deve começar na gestação, alerta nutricionista
Foto: Taiuri Reis

Kleiton Costa

A obesidade entre as crianças pode estar associada à má qualidade na alimentação das mães durante a gestação. Segundo a nutricionista Laís Lima, os cuidados devem começar ainda na vida intrauterina.  

“A importância da alimentação adequada vem desde o momento em que a mãe está gestante, passa pelo aleitamento materno e é importante que entre os bebês os alimentos sejam introduzidos nas fases corretas”, explicou a Laís Lima, durante participação no Jornal do Meio Dia (Princesa FM).

Laís relata que na maioria dos casos em que os bebês nascem com peso acima do ideal as mães têm um histórico de alimentação gordurosa. “Essa ingestão de gordura pode aumentar o risco de sobrepeso entre crianças. Eles podem nascer com mais de quatro quilos, o que é considerado acima do normal”.

Os sucos artificiais, ainda segundo a nutricionista, deve sempre ser evitado. “Eles têm baixo teor de fibra, poucas vitaminas e minerais. Temos que priorizar a alimentação natural, o que diminui o risco de obesidade”.

Apesar das recomendações, Laís alerta que é preciso cuidado com o um fato que tem sido comum na educação alimentar: o “terrorismo nutricional”. “No momento da infância vamos determinar as opções de alimentação entre as crianças. Fazer restrições desnecessárias causa reflexos ruins nos hábitos dos jovens”, finalizou a nutricionista.

Comentários

Leia também