Programa De Olho na Cidade

06/10/2017 - 17:13

Hospital Dom Pedro poderá ter duas novas salas de cirurgia

Saúde
Hospital Dom Pedro poderá ter duas novas salas de cirurgia
Secretário de Saúde, deputado Zé Neto e gestores do HDPA durante a visita. Foto: Kleiton Costa

Kleiton Costa

O Hospital Dom Pedro de Alcântara poderá ter duas salas de cirurgia reequipadas com recursos do Governo do Estado. A possibilidade foi levantada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, durante visita à unidade de saúde na tarde desta sexta-feira (6) em Feira de Santana.

O secretário conferiu as instalações do HDPA e ouviu profissionais que atuam no setor de transplantes de rins. Durante a conversa, a diretora geral do Dom Pedro solicitou a aquisição de novos equipamentos para duas salas de cirurgia.

“Decidimos viabilizar o aporte de alguns equipamentos e vou levar o pleito ao governador Rui Costa. O deputado estadual Zé Neto também se comprometeu a alocar os recursos de emendas”, explicou Fábio Vilas Boas Boas.

Ainda segundo o secretário, o objetivo das duas novas salas é otimizar as cirurgias de transplantes de rins. Desde 2015, o HDPA já realizou 71 transplantes desse tipo.

“A nossa unidade é a única que faz transplantes de rins em Feira e região. Já somos a segunda no estado em número de procedimentos. Com as duas novas salas de cirurgia, a nossa capacidade de atendimento aumenta”, disse a diretora geral do HDPA, Sandra Peggi.

A visita de Fábio Vilas Boas a Feira de Santana foi solicitada pelo deputado estadual José Neto (PT), que acompanhou a comitiva do secretário.

Leitos

O secretário de Saúde também visitou o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde acompanhou as ações para o início da reforma na unidade hospitalar. As obras na emergência terão início na próxima segunda-feira (9)  com previsão de término em até seis meses.

No HGCA, serão criados 16 leitos de Clínica médica, 26 leitos de Clínica ortopédica, 07 leitos de neurocirurgia, 16 leitos de Neuroclínica e mais 20 novos leitos de UTI Adulto, o que dá um total de 85 novos leitos.

O Hospital Estadual da Criança (HEC), que também recebeu a visita de Fábio Vilas Boas, receberá 44 leitos obstétricos, 10 leitos de UTI NEO, 18 leitos Ucinco, 10 leitos Ucinca, 10 leitos de UTI Adulto (gestante) e 12 leitos de UTI PED (que servirá para ampliação de cirurgias cardíacas), o que contabiliza um total de 104 leitos.

O secretário de saúde também foi às obras da Policlínica Regional, que atenderá a 28 cidades da região e visa oferecer uma estrutura moderna e um amplo ambulatório para consultas de especialidades diversas.

A visita de Fábio Vilas Boas a Feira de Santana foi solicitada pelo deputado estadual José Neto (PT), que acompanhou a comitiva do secretário.

Comentários

Leia também