Programa De Olho na Cidade

18/09/2017 - 13:51

Jornal do Meio Dia faz edição especial em homenagem a Feira

Feira e sua História
Jornal do Meio Dia faz edição especial em homenagem a Feira

Comemorando os 184 anos de emancipação política de Fera de Santana, o Jornal do Meio Dia (Princesa FM) teve uma edição especial nesta segunda-feira (18). A programação reuniu estudantes e professores de escolas da cidade no restaurante Casa do Sertão.

Os historiadores Clóvis Ramaiana, Carlos Melo, Carlos Alberto Lima, Francemberg Reis e Mayara Plácido participaram do programa e responderam a perguntas sobre a história da cidade.

Entre os assuntos levantados, a formação da identidade de Feira foi alvo de muita curiosidade por parte dos estudantes.

Clóvis Ramaiana observou que Feira tem a sua cultura formada por uma identidade diversa por conta das pessoas e diferentes regiões que foram atraídas para a cidade.  

Segundo Clóvis, o potencial de oportunidades e de crescimento de Feira atraiu um grande número de pessoas de estados nordestinos, principalmente Pernambuco. Os principais momentos nesse processo foram o final da década de 50 e os anos 70.

“A cidade é ponto de passagem de muita gente, um grande entroncamento rodoviário. A cidade é uma multiplicidade de lugares. Há uma hipótese de que os escravos que conseguiram escapar da escravidão também vieram para Feira. É uma cidade de mil sotaques”, explicou Ramaiana.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho, que compareceu ao restaurante Casa do Sertão, ressaltou a importância do aniversário de emancipação política de Feira. “É uma cidade vencedora porque o povo é vencedor. As pessoas é que fazem o sucesso da cidade. É um dia muito importante para o municipio”.  

O Jornal do Meio Dia especial também teve a presença dos cantores Djalma Ferreira e Dilma Ferreira, que cantaram o Hino à Feira e músicas regionais.

Comentários

Leia também