Programa De Olho na Cidade

08/09/2017 - 17:59

De agricultor a secretário municipal: Ildes Ferreira não esconde gratidão por Feira

Feira e sua História
De agricultor a secretário municipal: Ildes Ferreira não esconde gratidão por Feira

Kleiton Costa

Uma cidade acolhedora e cheia de oportunidades. Todos os dias, Feira de Santana recebe gente de todo lugar e com todo tipo de sonho. É assim há 184 anos e, por isso, os programas De Olho na Cidade (Rádio Sociedade AM) e Jornal do Meio Dia (Princesa FM) começaram uma série de reportagens em homenagem ao aniversário da cidade.

O sociólogo Ildes Ferreira é testemunha do perfil acolhedor de Feira. Natural de Valente, município da região sisaleira da Bahia, ele chegou em solo feirense em 1967 para estudar, assim como muita gente até hoje. Ildes morou em quartos alugados, sem água e luz.

Depois de aprovado no vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ele foi para a capital baiana e conseguiu concluir o curso de Sociologia. As dificuldades financeiras não foram poucas. Afinal, ele vinha de família simples, da zona rural. “Trabalhei na enxada, no sisal. Foi uma luta para estudar, tive que ‘ralar’”, lembrou Ildes.

Em 1981, depois de formado, Ildes foi aprovado para lecionar na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). “Hoje eu tenho dupla cidadania. Devo tudo a essa cidade. Foi aqui todo o aprendizado”, contou.

Na vida política, Ildes começou os trabalhos na campanha eleitoral de Colbert Martins da Silva, no antigo MDB, em 1988. Foi contratado para fazer pesquisa de intenção de votos. “Foi uma grande contribuição porque ajudou na vitória de Colbert”, relatou.

Após a vitória do MDB, ele foi chamado para dirigir o Planolar (plano habitacional), o que se transformou em Secretaria de Habitação Popular, pasta ocupada por ele. No início dos anos 90, Ildes foi eleito vereador e cumpriu um mandato. “Tinha um sistema de clientelismo que me incomoda muito. Acho que me dou melhor no Executivo”, ponderou.

Por mais de 20 anos, Ildes dirigiu o Movimento de Organização Comunitária (MOC), entidade que faz assistência e busca melhorias para o trabalho de agricultores familiares.

No primeiro governo do ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), Ildes tornou-se secretário de Ciência e Tecnologia, função que desempenhou por quase três anos. Já em Feira de Santana ele é titular da Secretaria de Desenvolvimento Social desde 2013.

“Eu só tenho que agradecer à cidade, à Senhora de Sant’Ana e a todos que me acolheram”, concluiu  Ildes.

Comentários

Leia também