Programa De Olho na Cidade

06/09/2017 - 17:18

Diabéticos devem ter cuidado redobrado com a visão, alerta oftalmologista

Saúde
Diabéticos devem ter cuidado redobrado com a visão, alerta oftalmologista

Kleiton Costa

Portadores da diabetes devem fazer consultas oftalmológicas uma vez a duas vezes por ano para evitar problemas como a perda da visão. O alerta não é à toa. Segundo o oftalmologista Daniel Braga, que atua em Feira de Santana, a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira no mundo.

 “É a manifestação da diabetes na retina, no fundo dos olhos. Todo diabético pode desenvolver a retinopatia porque a doença pode ter manifestação em várias partes do corpo”, disse o médico.

Na maioria das vezes, a perda da visão acontece porque os pacientes costumam não fazer consultas preventivas. Em geral, os casos já chegam aos consultórios em estágio avançado.   

“Todo individuo que recebe o diagnóstico de diabetes deve fazer o exame anual com o oftalmologista. Quando a diabetes já é diagnosticada, deve haver um controle com freqüência maior, a cada três ou seis meses, a depender do grau da doença”, explicou Daniel.

A retina é uma parte vital da visão e, por isso, merece atenção redobrada. “A retina é a parte mais nobre que temos no olho, como se fosse um prolongamento do cérebro. Se a retina não funciona, perdemos a captação de luz”, completou Daniel. 

Comentários

Leia também