Programa De Olho na Cidade

11/08/2017 - 12:35

Teste rápido de gravidez disponível na rede de saúde em Feira

Saúde
Para garantir o acesso das gestantes em tempo oportuno ao pré-natal, a Secretaria Municipal de Saúde está distribuindo para as unidades da rede municipal Testes Rápido de Gravidez (TRG). Através da amostra da urina é possível obter o resultado em apenas três minutos.
 
A enfermeira referência do Programa de Assistência à Saúde da Mulher (Paism), Alessandra Magalhães, afirma que os testes é um método de triagem, no sentido de detectar de forma precoce a gestação para o início do pré-natal – durante este acompanhamento, é possível fazer o diagnóstico e o tratamento de doenças pré-existentes ou das que podem surgir durante a gravidez.
 
“Ao ser realizado o teste rápido e constatado a gravidez, a enfermeira da unidade irá solicitar a gestante todos os exames preconizados pelo Ministério da Saúde, que garantem um acompanhamento de qualidade”. Ela acrescenta que o teste rápido deve ser realizado na própria unidade de saúde.
 
“Os testes rápidos de gravidez é uma forma de garantir a mulher, o quanto antes, o acesso ao pré-natal”, reforça falando da importância do acompanhamento durante nove meses para evitar complicações tanto para a gestante quanto à criança nesse período e no momento do parto.
 
“A realização dos testes rápidos de gravidez possibilita a detecção de situações de risco para a gravidez indesejada, bem como o acolhimento adequado pela Atenção Básica”, pontua a enfermeira técnica do Paism.
 
As informações são da Secom/PMFS.

Comentários

Leia também