Programa De Olho na Cidade

10/08/2017 - 07:35

Comportamento das crianças pode apontar problemas nas relações familiares

Dia dos Pais
Comportamento das crianças pode apontar problemas nas relações familiares

Kleiton Costa

Com a larga experiência de cuidar de crianças e lidar com famílias, a pediatra Norrmeide Pedreira, que atua em Feira de Santana, alerta que o comportamento das crianças e dos adolescentes pode indicar que a relação entre pais e filhos não vai bem. A médica foi entrevista no Jornal do Meio Dia (Princesa FM) na série de entrevistas especiais em homenagem ao Dia dos Pais.

“Os problemas das crianças, na quase totalidade, são sinalizadores de que algo não vai bem na relação com o outro. Pode ser algo que não parte da criança. Ela pode estar dizendo: ‘olha, alguma coisa não vai bem’”, explicou Normeide.

A pediatra ressaltou que os problemas na família, inclusive na relação pai e filho, podem ter como diversos reflexos como agressividade nos gestos das crianças, “birras” ou até xixi na cama.

Normeide explica ainda que uma relação firme e afetiva entre pais e filhos deve ser construída desde os primeiros anos de vida dos pequeninos. “Hoje a relação pai e filho é para ser construída para a vida inteira. Aquele pai que nunca pegou o filho no colo, que nunca o levou para escola nem para uma consulta médica não construiu uma boa relação com o filho. O filho ausente provavelmente teve um pai ausente. O pai autoritário do passado saiu de moda. Hoje essa relação não permite mais esse modelo”. 

Comentários

Leia também