Programa De Olho na Cidade

21/04/2017 - 06:33

Lançamento do PPA Municipal reforça parceria entre a Uefs e a Seplan

Bahia
Lançamento do PPA Municipal reforça parceria entre a Uefs e a Seplan
Reitor da Uefs, Evandro Nascimento, fala durante encontro na UPB. Foto: Eduardo Tito/Ascom da Seplan
Em função das dificuldades decorrentes da crise econômica e da escassez de recursos, os prefeitos empossados em janeiro devem definir prioridades e elaborar planos plurianuais que viabilizem propostas estruturantes, mas que também atendam às necessidades mais urgentes da população. Esse foi o tom da abertura do seminário “Planejamento, Cenário e Oportunidades”, realizado quarta-feira (19), no auditório da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.
 
O evento marcou o lançamento das oficinas do PPA Municipal 2018-2021, que tem o objetivo de qualificar técnicos e gestores municipais para a elaboração dos planos plurianuais dos municípios. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Planejamento da Bahia, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a UPB.
 
“Não estamos atravessando um período de sobra ou de fartura. É necessário saber planejar”, enfatizou o governador Rui Costa, também presente ao evento. Segundo o governador, é necessário estabelecer prioridades e buscar viabilizá-las. “É necessário concentrar esforços e priorizar aquilo que gere impacto na vida das pessoas”, ressaltou.
 
O secretário do Planejamento e vice-governador, João Leão, destacou que o PPA Municipal é integrado também pelos sonhos dos gestores e da população. “Mas é algo que deve ser feito com responsabilidade”, advertiu, ressaltando a necessidade de esforços para a materialização das propostas do PPA.
 
O reitor da Uefs, Evandro Nascimento, ressaltou que um dos papeis reservados às universidades públicas é o de se voltar para contribuir para a resolução de problemas que afetam a sociedade. “Buscamos identificar problemas reais e mobilizar a estrutura para ajudar a resolvê-los”, afirmou, ressaltando a necessidade de parcerias, como a que une a Uefs, a Seplan e a UPB em relação ao PPA Municipal.
 
“Caminhamos para cumprir uma auto-exigência, que é atuar de forma socialmente referenciada”, apontou o reitor, lembrando que as novas gestões enfrentam dificuldades de qualificação de mão de obra que o curso do PPA Municipal vai ajudar a diminuir. Ele ressaltou que o curso deve se desdobrar em novas iniciativas de qualificação, posteriormente.
 
Entre as autoridades presentes ao seminário estavam o presidente da UPB, Eures Ribeiro, o presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, além de deputados estaduais, federais e aproximadamente 220 prefeitos baianos.
 
As oficinas do PPA Municipal começam nos dias 03 e 04 de maio, em Feira de Santana, no campus da Uefs. Ao longo do mês de maio o evento ocorre também nas cidades de Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna e Lençóis. Maiores informações e inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico http://www.seplan.ba.gov.br/ppam.
 
As informações são da Ascom da Uefs. 

Comentários

Leia também