Programa De Olho na Cidade

17/04/2017 - 12:53

Prefeitura de Feira inicia vacinação contra gripe com profissionais da saúde

Saúde
Prefeitura de Feira inicia vacinação contra gripe com profissionais da saúde

Kleiton Costa

A vacinação contra gripe teve início nesta segunda (17) em Feira de Santana, mas apenas para os profissionais da área de saúde. A vacinação faz parte da campanha nacional do Ministério de Saúde e previne contra três tipos de vírus da gripe – em geral, são variações do A (H1N1), do A (H3N2) e do B.

O imunizante está sendo aplicado em todas as unidades básicas de saúde de Feira de Santana.

 “Esta semana a prioridade é vacina só os trabalhadores de saúde. A partir de segunda-feira vamos abrir para todo o público”, explicou a coordenadora da rede de imunização da Secretaria de Saúde do município, Kátia Ferraz, e entrevista ao Jornal do Meio Dia (Princesa FM).

Este ano, a meta é vacinar 90% do público-alvo - 133 mil pessoas. A vacina é destinada a  idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e mulheres que deram à luz até 45 dias.

Também serão vacinados índios e doentes crônicos não transmissíveis (diabéticos e hipertensos), que formam o grupo de pessoas com maior risco de complicação devido à gripe.

Podem ser imunizados adolescentes e jovens de 12 anos a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas, mais presos e funcionários do sistema prisional.

Os professores das redes públicas e privada também tomarão a vacina.

A campanha nacional de vacinação será encerrada no dia 26 de maio. O dia D está  marcado para o dia 13 de maio, quando há esforço de vacinação.

Comentários

Leia também