Programa De Olho na Cidade

15/03/2017 - 16:09

Cresce número de mulheres doadoras de sangue em Feira de Santana

Março Mulher
Cresce número de mulheres doadoras de sangue em Feira de Santana

Kleiton Costa 

Apesar do número de homens ser maior nas doações de sangue feitas no Hemoba de Feira de Santana, o quantitativo de mulheres doadoras cresceu em 1.000% em 2016, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2015, 3.330 mulheres doaram sangue, número que passou para 4.300 em 2016.

“Temos registrado, ano a ano, um aumento no número de mulheres doando sangue”, explicou Márcia Almeida, assistente social do Hemoba, em entrevista ao Jornal do Meio Dia (Princesa FM).

Márcia salienta que o banco de sangue do Hemoba está sempre aberto para doações. O órgão fica ao lado da emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.                

Para estar apto à doação, o individuo deve evitar alimentos gordurosos e ter dormido pelo menos seis horas no dia da coleta do sangue. Quem teve virose como a zika só pode doar depois de um mês.  Os doadores devem ter, pelo menos, 50 quilos.

No caso de mulheres, não podem doar sangue as gestantes e as mães que estão amamentando no primeiro ano da criança. Nas situações em que houve parto cesariano a doação só poderá ser feita depois de seis meses. Já no caso de parto normal, a mulher poderá doar depois de três meses. 

Comentários

Leia também