Programa De Olho na Cidade

15/03/2017 - 00:28

Muitas formas de violência são desconhecidas pelas vítimas, diz coordenadora do CRMQ

Março Mulher
Muitas formas de violência são desconhecidas pelas vítimas, diz coordenadora do CRMQ

O Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) é um equipamento que está integrado à Secretaria de Desenvolvimento Social com o intuito de atender as mulheres que estão sofrendo algum tipo de tipo de violência familiar. É formado por uma equipe multidisciplinar e oferece atendimento individualizado.

Segundo Maria Luiza, coordenadora do Centro, o CRMQ tem desenvolvido palestras nas escolas como forma de prevenção. Ela esclareceu que muitas vezes só pensamos em violência física, mas, infelizmente, existem outros tipos de violência como a psicológica, patrimonial e sexual. “São violências que muitas vezes são desconhecidas por elas”, acrescentou. 

A coordenadora disse que muitas mulheres ainda estão em um ciclo de violência doméstica devido à dependência econômica que têm do agressor, no caso, o cônjuge. Ela ainda lembrou que para ter acesso ao Centro de Referência Maria Quitéria a mulher não precisa ser encaminha por instituições, ela pode ir por conta própria. Além disso, essa mulher será acompanhada pela equipe do Centro para fazer o registro da violência na Delegacia da Mulher, caso queira.

“É extremamente importante que a mulher que está vivendo em situação de violência possa buscar apoio para entender o que está passando”, pontuou. Maria Luiza ressaltou, segundo uma pesquisa, as mulheres que passam por algum tipo de violência durante um período cinco anos ou mais têm um ano a menos de vida.

Neste mês de março, considerado Mês da Mulher, o Centro está intensificando a oferta de cursos voltados para autonomia feminina, além de caminhadas, parceria com o Hospital da Mulher e com o CMPC (Centro Municipal de Prevenção do Câncer Romilda Maltez) para realizar exames, passeios, ensaio fotográfico, palestras e outras atividades.

O Centro de Referência Maria Quitéria fica na Rua Paris, bairro Santa Mônica. O telefone para contato é o 3616-3433.

Lorena Souza
 

Comentários

Leia também