Programa De Olho na Cidade

09/11/2015 - 16:35

Homens deixam a vergonha de lado e buscam exame da próstata

A campanha visa o combate ao câncer de próstata em homens com idade superior a 40 anos.
Novembro Azul
Homens deixam a vergonha de lado e buscam exame da próstata
Foto: Silvio Tito/Secom
Os homens atenderam ao chamado e lotaram as dependências do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) de Feira de Santana. Foram distribuídas 120 fichas na manhã desta segunda-feira, 9, no primeiro dia de atendimento na campanha do Novembro Azul, realizada pela Fundação Hospitalar.
 
A ação, que vai até o dia 13 deste mês, é voltada para a realização de triagem dos pacientes e exames de sangue (PSA, hemograma e glicemia). A campanha visa o combate ao câncer de próstata em homens com idade superior a 40 anos.
 
Além do atendimento no CPMC, os pacientes serão encaminhados para fazerem o exame de ultrassonografia da próstata, no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI). Após os resultados dos exames haverá consulta com médico urologista.
 
Os pacientes que forem identificados com alguma alteração na próstata seguirão com o acompanhamento médico. O CMPC deverá fazer a regulação para a efetivação da biopsia, na própria unidade. “Nossa campanha certamente vai durar até depois deste mês, por conta de acompanharmos esses pacientes”, destaca a coordenadora da unidade, Kênia Lasse.
 
O aposentado José Gomes da Silva, 66 anos, não perdeu tempo e foi fazer logo os exames. “É uma campanha que merece aplausos. Já faço o exame há três anos. E lembrar não só da próstata, mas também da saúde em geral, cuidar para não desenvolver outras doenças”, afirmou.
 
“Tudo que a gente tem é nossa saúde. Com ela é que colocamos a comida dentro de casa. Então devemos cuidar, para que a doença não acabe com a vida de muita gente”, destacou Wilson do Vale, 65 anos.
 
As informações são da Secom

Comentários

Leia também