Programa De Olho na Cidade

23/10/2015 - 16:48

Alimentação ruim é principal motivo da obesidade infantil, diz nutricionista

A obesidade pode causar outros problemas de saúde
De Olho nas Crianças
Alimentação ruim é principal motivo da obesidade infantil, diz nutricionista
Foto: Kleiton Costa
Dieta desequilibrada, sedentarismo, histórico familiar e stress precoce são os principais motivos para a obesidade infantil. De acordo com a nutricionista Anailza dos Santos, a mídia tem sido bastante motivadora para o consumo do produto industrializado pelas crianças. O Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que mostra que 30,3% das crianças menores de 2 anos tomam refrigerante e/ou suco de caixa e 60,2% comem biscoitos recheadas. 
 
Dizer sempre sim aos filhos, dar lanches fora de hora, oferecer comida como recompensa, substituir refeições, servir sempre a mesma comida são alguns dos principais erros cometidos pelos adultos que levam a obesidade infantil. 
 
A atividade física também tem uma extressa importancia para combater a doença. Aliza ressalta que é muito importante estimular a atividade física desde pequenos. "O estilo de vida dos pais as vezes reflete muito no filho. Isso não deve acontecer", alerta. 
 
Sem um devido acompanhamento, a obesidade pode causar outros problemas de saúde. O ganho de peso em excesso pode xausar dores nos joelhos e nos pés. A quantidade de alimentos "ruins" em excessão causa um desconforto na flora intestinal causando gases e flatulências.
 
A ABESO lançou a primeira calculadora de IMC para crianças. Basta inserir os dados corretos de peso, altura, sexo, data de nascimento e data em que pesou e mediu a criança. A calculadora é para crianças de 5 a 19 anos. 

Comentários

Leia também