Programa De Olho na Cidade

30/09/2015 - 16:29

Revista registra 70 anos da Associação Comercial de Feira

Publicação é resultado de pesquisa coordenada pelo jornalista Mendes Júnior.
Feira e sua História
Revista registra 70 anos da Associação Comercial de Feira

Os principais fatos que marcaram a história da Associação Comercial de Feira de Santana (ACEFS) são lembrados em amplo trabalho de pesquisa registrado na revista comemorativa aos 70 anos da entidade. O trabalho durou quase dois anos e teve a produção coordenada pelo jornalista Mendes Júnior.

O resultado da pesquisa foi abordada no programa De Olho na Cidade Especial comemorativo pelos 70 anos da Associação, transmitido pela Rádio Sociedade AM, nesta quarta-feira (30), direto da sede da ACEFS.

“Foi um trabalho de um ano e meio, uma revista feita com muito empenho. Tenta mostrar um pouco da história da ACEFS. Para isso, fizemos uma linha do tempo mostrando as diversas diretorias da associação”, contou o jornalista.

Jornalista Mendes Júnior

Dentre as gestões da entidade, a revista cita o coronel Álvaro Simões Ferreira como o primeiro presidente, no período entre 1945 e 1947. Ele foi pecuarista, exportador de fumo e fundador do Tiro de Guerra. Ele tinha o título de coronel da Guarda Nacional e possuía uma fazenda no antigo distrito de Fortaleza, atual localidade de Jaíba.

Primeiro presidente da ACEFS, Álvaro Ferreira

No histórico dos ex-presidentes destaca-se ainda a atuação de Clóvis Cedraz, que atuou por 16 anos na ACEFS, sendo responsável pelo maior número de mandatos: oito. Atualmente, ele preside a Federação das Associações Comerciais da Bahia.

Já Arnaldo Saback desempenhou quatro mandatos na Associação, na década de 70. Falecido em julho de 1994, ele teve forte atuação no comércio através de postos de gasolina. Como forma de homenagem, a Associação Comercial inaugurou uma sala de treinamento com o seu nome.

Atualmente a ACEFS é presidida pelo administrador e empresário Marcelo Alexandrino Souza, que está no segundo mandato. Prova da força da tradição na atividade comercial é que o presidente é filho de um ex-dirigente da ACEFS, José Alexandrino Souza, que esteve à frente da entidade de 1976 a 1978. 

Kleiton Costa

Comentários

Leia também