Programa De Olho na Cidade

07/05/2015 - 14:43

Bahia tem 11 indicações ao Prêmio da Música

Evento será realizado no dia 10 de junho no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro
Copa 2014
Bahia tem 11 indicações ao Prêmio da Música
Maria Bethânia será homenageada pelos 50 anos de carreira (Foto: Marina Silva/Correio)
A Bahia tem 11  indicações ao  Prêmio da Música Brasileira, que terá sua 26ª edição no dia 10 de junho, no Theatro Municipal do Rio. Os concorrentes e suas categorias foram anunciados ontem. No total, são 106 nomes, selecionados a partir dos 977 CDs e 101 DVDs inscritos, distribuídos em 16 categorias. Mais uma vez, o Rio de Janeiro é o estado com o maior número de indicações, 36, seguido por São Paulo, com 20. A Bahia ficou em terceiro. 
 
A cerimônia, este ano, presta  homenagem a uma artista baiana, Maria Bethânia, pelos 50 anos de carreira e por sua importância para a música brasileira. O evento terá apresentação do ator Alexandre Nero e da atriz Dira Paes, com roteiro de Zélia Duncan e direção geral de José Maurício Machline, idealizador do Prêmio.
 
Da Bahia, os indicados são: Gilberto Gil (melhor álbum/ Gilbertos Samba, melhor cantor de MPB e melhor DVD/ Gilbertos Samba); Ganhadeiras de Itapuã (revelação, melhor álbum regional/ As Ganhadeiras de Itapuã e melhor grupo);  Caetano Veloso (melhor cantor de MPB e melhor DVD/ Abraçaço), Luiz Caldas (melhor cantor popular); Mariene de Castro (melhor cantora de samba); e Luciano Salvador Bahia  (melhor álbum popular/ Abstraia, Baby). 
 
Entre os concorrentes baianos, as Ganhadeiras de Itapuã merecem destaque. O grupo conta com a participação de dez  crianças, seis músicos  - que tocam instrumentos de corda e percussão -  e 17 senhoras.  
 
Este ano, a paulista Mônica Salmaso desponta como a recordista de indicações: quatro (melhor cantora, melhor disco/Corpo de Baile, melhor arranjador e melhor canção).  Cinco artistas concorrem a três indicações cada: Fernanda Takai (melhor cantora e melhor disco/ Na Medida do Impossível, indicado ainda a melhor projeto visual); Hamilton de Holanda (melhor instrumentista, melhor grupo e melhor álbum/ Hamilton de Holanda Trio. Ney Matogrosso está indicado como melhor cantor e melhor disco/ Atento aos Sinais - Ao Vivo, que também é finalista na categoria DVD.

Comentários

Leia também